Ministro venezuelano nega que Chávez tenha sido internado com urgência

29/09/2011 - 10h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Andrés Izarra, negou hoje (29) que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha sido hospitalizado com urgência. A informação foi publicada no jornal Daily Herald dos Estados Unidos, em versão espanhola. Segundo Izarra, os responsáveis pela notícia estavam fora de si.

A publicação da notícia ocorre no momento em que Chávez é submetido a tratamento para a cura de um câncer. Ele já fez quatro sessões de quimioterapia, perdeu mais de 20 quilos e está careca. Ele disse que acredita estar totalmente recuperado em dezembro.

Chávez confirmou que estava doente em junho. Na ocasião, ele passava uns dias em Havana, Cuba, onde foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Nos últimos três meses, ele reduziu as atividades, mas não se afastou do poder oficialmente.

O presidente anunciou que é candidato à reeleição em 2012. Pesquisa divulgada ontem (28) na Venezuela, feita pelo Grupo de Pesquisa Social, mostrou que Chávez tem 59,3% de apoio popular. O Ministério da Comunicação e Informação da Venezuela informou que é o percentual mais elevado alcançado por ele desde as eleições de 2006.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex.

Edição: Talita Cavalcante