Em Curitiba, 114 agências bancárias devem permanecer fechadas

28/09/2011 - 8h55

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana informa que devem permanecer fechadas hoje (28) 114 agências e todos os 13 centros administrativos (setores responsáveis pela manutenção dos serviços internos dos bancos) da capital. A expectativa é que 11.680 bancários continuem parados em Curitiba. Em todo o Paraná, das 1.375 agências bancárias 299 unidades aderiram à greve.

O sindicato reforça para toda a categoria que a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que regulamenta o direito de greve, garante aos trabalhadores a mobilização. A única atividade essencial do setor bancário que deve ser mantida, de acordo com a norma, é a compensação bancária.

O Procon no Paraná orienta os consumidores para que usem meios alternativos – casas lotéricas, correspondentes bancários (como farmácias e supermercados), caixas eletrônicos, internet – a fim de efetuar os pagamentos e assim evitar o acréscimo de juros e multa nas contas.

Segundo a entidade, os fornecedores devem disponibilizar outras formas para pagamento. A orientação é que, não existindo qualquer possibilidade de efetuar o pagamento e se houver cobrança de encargos, o consumidor procure o Procon para resolver a situação.

Edição: Talita Cavalcante