Crise econômica tem componentes políticos, diz presidente da Comissão Europeia

28/09/2011 - 7h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A crise econômica internacional que atinge vários países europeus tem também componentes políticos, avalia o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Segundo ele, a Europa vive uma grave crise de confiança política. Para Barroso, é fundamental um esforço coletivo na tentativa de vencer as dificuldades.

“É preciso ser honesto e absolutamente claro na análise do estado da União: estamos hoje confrontados com o maior desafio que, creio, a União [Europeia] conhece em toda a sua história”, disse Barroso.

O presidente da Comissão Europeia lembrou que de trata de uma crise financeira, econômica e social, mas também de confiança. O assunto é tema de uma série de debates sobre o Estado da União, em referência ao momento atual vivido na zona do euro.

Os boatos em torno das dificuldades de solução para o endividamento de países europeus atingiram hoje (28) as bolsas da Europa, que abriram o dia em baixa. Houve registros de queda em Londres {Reino Unido), Frankfurt (Alemanha), Milão (Itália), Paris (França) e Madrid (Espanha).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto