Governo de transição da Líbia anuncia sua composição na próxima semana

24/09/2011 - 13h50

Da Agência Lusa

Brasília – A composição do governo de transição da Líbia será anunciada na próxima semana, disse hoje (24) o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustapha Abdeljalil, em entrevista coletiva de imprensa.

No início deste mês, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o CNT era o representante legítimo do governo líbio. O agora ex-presidente Muammar Khadafi tem seu paradeiro desconhecido. "A composição do governo de transição será anunciada na próxima semana", disse Abdeljalil, reconhecendo que "as diferenças de pontos de vista" entre os membros do CNT e do conselho executivo têm atrasado o anúncio.

"Somos confrontados com a mentalidade líbia que quer que cada tribo, cada região, cada cidade tenha a sua parte no novo governo”, acrescentou, justificando a dificuldade de formar o executivo de transição. Abdeljalil disse que, no momento, “a prioridade é a libertação do território e o restabelecimento da segurança" para os líbios.

O anúncio da composição do governo de transição da Líbia, que estava inicialmente previsto para 18 de setembro, foi adiado por tempo indeterminado para "terminar as consultas", por falta de acordo. Caberá ao CNT gerir a transição de poder na Líbia até as eleições e elaborar uma nova Constituição para o país. No dia 2, o CNT informou que pretendia governar o país até a eleição de uma Assembleia Constituinte, daqui a oito meses, tendo avançado com um plano de realização de eleições gerais um ano depois.

Segundo o representante da ONU, Ian Martin, a contagem do período de oito meses não deve começar até que as novas autoridades, que dizem controlar 90% do território da Líbia, declarem a "libertação" total do país.