Chuva forte e granizo devem marcar início da primavera no Paraná e em Santa Catarina

23/09/2011 - 9h52

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva forte, trovoadas e queda de granizo hoje (23), no Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul devem ocorrer pancadas de chuva no norte do estado. A temperatura apresenta ligeiro declínio, variando entre 7 graus Celsius (°C) e 24°C.

Para as próximas horas, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) mantém alerta de temporal com ventania e granizo no estado. A formação de uma nova frente fria dará origem a um ciclone extratropical no litoral sul do Brasil. A previsão é a de ventos de nordeste a sudeste.

Boletim do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) mostra áreas de instabilidade se deslocando do Paraguai e de Mato Grosso do Sul. Em todas as regiões do estado deve chover forte, com rajadas de vento.

Relatório divulgado pelo Simepar mostra que no Paraná, durante os meses da primavera, haverá aumento natural no volume das chuvas em todo estado. As chuvas são decorrentes do deslocamento de frentes frias e quentes e também de eventos de curta duração que se desenvolvem devido à associação entre as altas temperaturas e a maior umidade no ar.

A expectativa é que o regime das chuvas no Paraná ao longo do último trimestre de 2011 fique muito próximo da média histórica. As chuvas ocorrerão de forma irregular, tanto no tempo (eventos de curta duração) quanto na distribuição espacial (eventos em pontos isolados).

Edição: Juliana Andrade