Tufão no Japão mata quatro pessoas e segue em direção a Fukushima

21/09/2011 - 8h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tufão Rocke atingiu o centro do Japão, provocando rajadas de vento, chuva e enchentes que causaram a morte de quatro pessoas. A agência meteorológica japonesa informou hoje (21) que as áreas mais atingidas são as de Hamamatsu, Omaezaki e Shizuoka, mas que o tufão se dirige para a região de Fukushima – onde há seis meses houve o terremoto seguido por tsunami e os acidentes nucleares.

Há temores que a chuva leve água radioativa, decorrente de vazamentos da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, para o mar. Cerca de 1 milhão de pessoas tiveram de deixar suas casas em março, quando houve os acidentes nucleares, e 330 mil pessoas permanecem em áreas de risco.

De acordo com as autoridades japonesas, os ventos provocados pelo tufão têm velocidade média de 160 quilômetros por hora. Ontem (20), houve o alerta para que cerca de 400 mil pessoas deixassem suas casas. Não era obrigatório, mas recomendável, disseram os especialistas.

No começo deste mês, o Japão foi atingido pelo Tufão Talas, que deixou mais de 100 mortos e desaparecidos na Região Oeste. Pelo menos 4.500 pessoas perderam suas casas, ficaram sem abastecimento de energia e água.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK, e da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto