Sistema bancário brasileiro está preparado para enfrentar riscos econômicos e financeiros, diz BC

20/09/2011 - 15h57

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os bancos no Brasil permanecem preparados com recursos suficientes para enfrentar riscos econômicos e financeiros, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado hoje (20) pelo Banco Central (BC).

Segundo o relatório, o índice de Basileia, que mede o capital que os bancos mantêm retidos em relação ao valor emprestado, permanece “consideravelmente acima da exigência mínima” de 11%, feita pelo BC. Esse percentual indica que, para cada R$ 100 emprestados, o banco precisa manter pelo menos R$ 11 sem emprestar. Em junho deste ano, o percentual do sistema bancário brasileiro chegou a 16,9%.

“Os resultados dos testes de estresse, em todos os cenários analisados, inclusive naqueles de extrema deterioração da situação macroeconômica, indicam que o capital regulamentar do sistema bancário permaneceria acima do requerimento estabelecido pelo Banco Central”, diz o documento.

De acordo com o relatório, o aumento da exposição aos riscos foi acompanhado pelo crescimento da base de capital, principalmente em decorrência da incorporação de lucros.

Edição: Lana Cristina