Europeus discutem pedido da Autoridade Nacional Palestina para reconhecimento de Estado independente

20/09/2011 - 8h32

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) se reúnem hoje (20) em Nova York, na véspera da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir o processo de paz no Oriente Médio. Em pauta, a reivindicação do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Ele quer que a ONU reconheça o Estado palestino, segundo as fronteiras estabelecidas antes da guerra de 1967.

Abbas reiterou que ratificará o pedido aos membros da ONU, porém os governos dos Estados Unidos e de Israel já se manifestaram contra a proposta. O tema deve ser submetido à votação no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para ser aprovado, o pedido tem de contar com nove votos favoráveis, do total de 15.

Ainda não há texto concluído sobre o tema a ser analisado pelos chanceleres, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. A reunião hoje será conduzida pela chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.

Os líderes do chamado Quarteto para a Paz no Oriente Médio – formado pelos Estados Unidos, pela Rússia, União Europeia e pelas Nações Unidas – tentam alinhavar um acordo para evitar constrangimentos. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, informou que o objetivo é buscar um acordo entre palestinos e israelenses na tentativa de consenso.

Diplomatas brasileiros que participam das negociações disseram que o governo brasileiro é favorável às iniciativas do Quarteto para a Paz no Oriente Médio em busca de acordos. No ano passado, o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu o Estado da Palestina, em mensagem enviada às autoridades da ANP.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto