Tribunal da Noruega decide hoje se assassino confesso de 77 pessoas deve ser mantido preso

19/09/2011 - 8h32

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O Tribunal de Oslo, na Noruega, julga hoje (19) a manutenção da prisão preventiva de Anders Behring Breivik, de 32 anos, que confessou ser o responsável pelos ataques que causaram a morte de 77 pessoas no país em 22 de julho. Na semana passada, a polícia norueguesa divulgou imagens que mostram Breivik se preparando para os atos.

Nas imagens, Breivik aparece usando roupas e equipamentos policiais, como capacete e armas. Ele foi flagrado, na capital norueguesa, por câmeras instaladas próximas ao local onde explodiu um carro-bomba, na rua onde estão a sede do governo federal, os ministérios das Finanças e do Petróleo.

Depois da  explosão em Oslo,  Breivik se dirigiu à Ilha de Utoya, onde atirou e matou 69 pessoas que participavam de um encontro de verão da Juventude Trabalhista. Pelas investigações policiais, Breivik mantinha ligações com a extrema-direita e chegou a escrever em um manifesto contra o multiculturalismo ocidental.

Breivik está agora preso enquanto aguarda julgamento em uma penitenciária considerada modelo internacional. O norueguês confessou os atentados, mas nega serem criminoso. Segundo ele, os atos foram cometidos na tentativa de proteger e salvar a Noruega e a Europa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto