Dilma gostou de se ver na capa da Newsweek e disse que discurso na ONU será de "esperança"

19/09/2011 - 17h43

Carina Dourado *
Enviada especial da EBC

Nova York – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19) que pretende fazer um discurso de “esperança” para outras nações na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). E não escondeu que “dá um frio na barriga” falar na reunião das Nações Unidas. Dilma Rousseff será também a primeira mulher a fazer o discurso da abertura da Assembleia Geral.

“Tenho uma expectativa também de levar a palavra do Brasil, principalmente sobre as questões relativas ao fato do Brasil ser um país afirmativo, que cresce. É uma fala de esperança”, disse à imprensa.

Apesar da fama de “durona”, Dilma Rousseff disse que está emocionada com a tarefa de representar as mulheres e o Brasil na Assembleia Geral. “Sempre dá um frio na barriga. Qualquer um que vai falar para um público de pouco mais de algumas pessoas fica emocionado. Esse é o momento que você tem de representar o que está fazendo. Tenho de representar o Brasil. Então, é uma emoção muito grande”.

Perguntada se gostou da edição da revista norte-americana Newsweek desta semana, que traz a presidenta na capa,  Dilma disse: “achei muito boa, agora que vou olhar a revista”. Intitulada Não mexa com a Dilma, a reportagem refere-se à presidenta como “dinamite” e traz aspectos sobre a vida da presidenta e as ações dela à frente do governo.

O primeiro discurso de Dilma Rousseff em Nova York foi na Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da Organização da Nações Unidas (ONU). A presidenta disse que a saúde da mulher é prioridade do governo dela. Depois do evento, Dilma passeou pela cidade, foi a um restaurante e a uma livraria, onde comprou um CD.

Ainda hoje, Dilma irá participar de uma reunião com Michelle Bachellet, ex-presidenta do Chile e chefe da agência da Organização das Nações Unidas para a Mulher, para debater a participação feminina na política mundial.

* Colaborou Carolina Pimentel

Edição: Vinicius Doria