UnB decide suspender novos cursos e vestibular de 2012 para campus de Ceilândia

15/09/2011 - 20h31

Da Agência Brasil

Brasília – Depois de três dias de protestos e de ter ocupado a reitoria da Universidade de Brasília (UnB), alunos do campus de Ceilândia – cidade-satélite a cerca de 25 quilômetros de Brasília – conseguiram com que a abertura de novos cursos e o vestibular para o campus de Ceilândia, de 2012, fossem suspensos. A decisão foi anunciada hoje (15) pelo Conselho Pleno da UnB.

Hoje, os alunos estiveram reunidos por quase cinco horas com integrantes do conselho. Eles argumentavam que os prédios do campus são precários, não tendo condições de atender aos alunos. A UnB informou que alunos e professores que participaram dos protestos não serão punidos.

Nesta semana, os manifestantes chegaram a ocupar o prédio da reitoria, mas resolveram sair e continuar as negociações. Agora, eles resolveram permanecer em vigília no campus de Ceilândia. Segundo a reitoria da UnB, há o compromisso de concluir as obras do campus até janeiro de 2012. Segundo alunos, há apenas dez salas e oito laboratórios em funcionamento em Ceilândia.

Antes das discussões de hoje, os alunos decidiram retirar da pauta de negociações o pedido para a inclusão da disciplina de libras, a Língua Brasileira de Sinais – linguagem de sinais reconhecida por lei e utilizada na comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Os alunos disseram que a reivindicação foi excluída porque era uma contradição exigir a criação da disciplina, se eles pedem a suspensão da abertura de novos cursos.

Edição: Lana Cristina