Chávez e Ahmadinejad se reúnem em Caracas na próxima semana

15/09/2011 - 16h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, reúnem-se na próxima semana em Caracas. Chávez disse que Ahmadinejad o visitará depois de participar da  Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no dia 20. Segundo ele, serão fechados vários acordos bilaterais de cooperação com o Irã.

A visita de Ahmadinejad ocorre no momento em que Chávez intensifica sua campanha eleitoral para 2012. Em entrevista concedida hoje (15) à emissora estatal de televisão venezuelana VTV, o presidente disse que é “aspirante” a comandar a Venezuela no período de 2013 a 2019. As eleições presidenciais no país estão marcadas para 7 de outubro de 2012.

“Eu volto a ser aspirante. Aspirante a presidente de 2013 a 2019, eu sou agora. Sou aspirante como vocês”, disse Chávez, em cerimônia com 11.290 aspirantes a oficiais da Polícia Nacional Bolivariana. Emocionado, ele lembrou que há 40 anos foi aspirante a oficial das Forças Armadas da Venezuela.

Chávez informou que será criada uma missão que irá buscar apoio à sua candidatura. Segundo ele, o objetivo é conquistar 10 milhões de votos. De acordo com o presidente, sua bandeira será centralizada no socialismo e na construção de uma Venezuela livre.

Nos próximos dias, Chávez se submeterá à quarta fase da quimioterapia para o tratamento de combate ao câncer. No começo desta semana, ele disse que espera que seja a última etapa do tratamento. Com 20 quilos a menos e careca, o presidente acrescentou que se sentirá pleno em dezembro.

Chávez e Ahmadinejad se reúnem em Caracas na próxima semana

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN//Edição: Graça Adjuto