Pode chover no Centro-Oeste até domingo

14/09/2011 - 22h25

Da Agência Brasil

Brasília – Após 96 dias sem chover na Região Centro-Oeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que pode chover em áreas isoladas entre hoje (14) e domingo (18) em Brasília, Mato Grosso e Goiás. Com a falta de chuva, o clima seco e quente e a baixa umidade do ar colaboraram nos últimos meses para um aumento no número de queimadas no Centro-Oeste.

Vários focos de incêndio foram localizados e, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, foram registrados, nos últimos fins de semana, mais de 82 focos de queimadas, destruindo mais de 746 hectares de vegetação do Cerrado. “Nesta época do ano, as queimadas são comuns. Com o tempo seco, o fogo alastra-se rapidamente”, disse o major Fontinelle, do Corpo de Bombeiros.

O número de internações de crianças apresentando problemas respiratórios nos hospitais do Distrito Federal também aumentou nos últimos três meses devido ao tempo seco. Nesta semana, os secretários do governo do Distrito Federal decretaram estado de alerta por causa da baixa umidade do ar, que estava em torno de 13%, suspendendo as atividades ao ar livre em todas as unidades da rede pública de ensino.

Edição: Lana Cristina