ONU Mulheres e Correios homenageiam programa Viva Maria que está no ar há 30 anos

14/09/2011 - 19h11

Juliana Cézar Nunes
Da Radioagência Nacional

Brasília – O Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação e os 30 anos do programa Viva Maria foram comemorados hoje (14) no Espaço Cultural da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Apresentado pela jornalista Mara Régia na Rádio Nacional, o Viva Maria divulga informações sobre os direitos das mulheres. Os Correios homenagearam o programa, lançando, em parceria com a ONU Mulheres e a EBC, um selo comemorativo.

Um debate sobre a imagem da mulher na mídia completou a programação. Para a professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Tânia Montoro, o Brasil melhorou em termos de legislação sobre violência contra a mulher, mas ainda precisa avançar no que diz respeito às políticas e expressões culturais.

Segundo a professora, a "dieta cultural" oferecida pelos meios de comunicação brasileiros nos fins de semana inclui "mulher melancia, suco, abacaxi", com espaço apenas para as mais jovens. "Existe falta de respeito com a mulher mais idosa. Ela é bruxa, ela é feia, ela é gorda. Existe uma desqualificação do masculino para o feminino e do olhar da mídia, que é extremamente preconceituoso.”

Para a jornalista Mara Régia, a comemoração do Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação deve servir como um marco de luta para as mulheres e a sociedade. Mara Régia critica a falta de respeito com que a mulher é mostrada, de modo geral, nos meios de comunicação. “Precisamos avançar muito mais. Tudo que tem a ver com comunicação tem a ver com poder. Não basta ter uma presidenta. Precisamos nos apoderar dos microfones da vida.”

Ouvinte da Rádio Nacional, a dona-de-casa brasiliense Lúcia Vasconcelos Barbosa foi à festa dos 30 anos do Viva Maria, que considera muito importante em sua vida. “É tanta coisa que ela [Mara Régia] fala pra levantar o astral da gente. Às vezes, a gente está derrubadinha e aí levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”

As comemorações continuam até o fim desta semana. Hoje, às 20h30, no teatro do Sesc do Setor Comercial Sul, haverá shows dos grupos Loucas de Pedra Lilás e Instituto Arcana de Brasília. Os 30 anos do programa Viva Maria e os 75 anos da Rádio Nacional serão o tema do programa Caminhos da Reportagem, que irá ao ar amanhã (15), às 22h30, na TV Brasil.

Edição: Nádia Franco