Governo de São Paulo lança rota turística com caminhada pelo litoral

14/09/2011 - 10h34

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Inspirada nas rotas do Caminho de Santiago de Compostela, existente na Espanha, o governo do estado de São Paulo inicia hoje (14) a rota Passos dos Jesuítas-Anchieta. Serão 360 quilômetros (km) de caminhada pelas praias entre a cidade de Peruíbe, no litoral sul, e Ubatuba, no litoral norte. Esse será o primeiro de um total de oito trajetos a serem abertos nos próximos quatro anos, segundo o secretário estadual de Turismo, Márcio França.

“Queremos estimular o turismo e criar opções de lazer e de cultura, facilitando o acesso à visitação de pontos históricos”, esclareceu o secretário. Ele explicou que a intenção é explorar os temas históricos e religiosos. Levantamento feito pela secretaria constatou a existência de pelo menos 40 mil adeptos de caminhadas do gênero. Segundo França, pelo menos 50 pessoas já fizeram a inscrição para participar do primeiro trajeto.  

Para marcar a primeira jornada, que partirá do Entreposto de Pesca, em Peruíbe, rumo à Bertioga,  até o Forte São João, num percurso de 140 km, ocorrerá uma encenação com a participação ator Nuno Leal Maia. Ele interpretará o papel do jesuíta José de Anchieta, percorrendo um trecho do caminho que foi rota dos jesuítas, no século 16.  Vão participar ainda os atores Carlos Alberto Riccelli e Bruna Lombardi, que recentemente lançaram o filme Onde Está a Felicidade, sobre situações vividas na  peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela.

O peregrino vai receber um código de barras, que será trocado por um cartão inteligente em um dos postos de troca. Com esse cartão, o turista poderá obter descontos em pousadas e restaurantes.

Os interessados poderão se inscrever no site www.caminhasaopaulo.com.br.

Edição: Graça Adjuto