Propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento são temas de encontro no Rio

11/09/2011 - 11h06

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com cerca de 450 inscrições, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) inicia, no próximo dia 14, a quarta edição do Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), quando serão divulgadas pesquisas recentes sobre o setor. No ano passado, foram 250 inscrições.

O coordenador do evento, Eduardo Winter, disse que o Enapid veio ocupar um espaço. “Quando nós criamos o mestrado em propriedade intelectual e inovação no Inpi, sentimos  uma dificuldade grande para divulgar as pesquisas. Não havia ambiente de discussão  acadêmica”.

Ele comemora o crescimento de 80% no número de artigos apresentados para discussão durante o encontro, que ocorrerá no Rio de Janeiro até o dia 16. Serão, ao todo, 46 painéis, contra 15 em 2010, e 86 trabalhos aprovados.

“O foco é a propriedade intelectual como um todo, tanto na área empresarial, quanto nas políticas públicas, no desenvolvimento social e tecnológico, com as discussões baseadas em estudos e pesquisas feitos no âmbito acadêmico, com o intuito de gerar conhecimento sobre o assunto”, disse Winter, que coordena também a área de mestrado do Inpi.

A palestra magna será feita no dia 14 pelo professor Manuel Becerra, da Universidade  Nacional Autônoma do México, considerado referência em propriedade intelectual na América Latina.  

Eduardo Winter lembrou que o tema vem ganhando força cada vez maior entre os países. Por isso, disse, Becerra “vai trazer a visão internacional da propriedade intelectual nesse ambiente acadêmico”. O evento é gratuito.

Edição: Graça Adjuto