Nova York relembra vítimas do 11 de Setembro

11/09/2011 - 13h36

Da BBC Brasil

Brasília - A cidade de Nova York lembra neste domingo os dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001 sob o temor de novos ataques e um forte esquema de segurança.

As cerimônias de homenagem às vítimas começaram antes das 9h (horário local), com discursos do prefeito Michael Bloomberg, do presidente Barack Obama, com um minuto de silêncio no horário em que a primeira Torre do World Trade Center foi atingida (8h46) e com a leitura dos nomes das quase 3 mil pessoas mortas naquele dia.

O reforço no policiamento da cidade - assim como em Washington e Shanksville (no Estado da Pensilvânia), onde os atentados também deixaram vítimas e onde também são realizadas cerimônias neste domingo - já era previsto em razão dos eventos. A segurança, no entanto, foi redobrada nos últimos dias, depois que o governo recebeu informações de que a rede extremista Al Qaeda planejava novos ataques.

O aumento da presença policial é visível em toda a cidade. Na Penn Station, estação ferroviária por onde passam trens de todo o país, é possível ver vários policiais e até militares armados. Cães farejadores da polícia podem ser vistos em estações de metrô à procura de possíveis artefatos explosivos.

A área em volta do Marco Zero - local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, derrubadas nos atentados – é palco da principal cerimônia. As principais ruas da região estão fechadas para o tráfego, com grandes restrições à passagem de pedestres.

A cerimônia no marco zero começou às 8h35 (horário de Nova York, 9h35 em Brasília) e está sendo acompanhada por Obama e pelo ex-presidente George W. Bush (que governava o país na época dos atentados), além de outras autoridades, artistas e parentes das vítimas.

O prefeito Michael Bloomberg disse, em discurso, que o momento é tanto de lembrar o ocorrido como de seguir adiante. "Desde [11 de setembro de 2001], vivemos na luz e na sombra. Crianças cresceram e netos nasceram." Obama falou em seguida, lendo uma passagem da Bíblia.

Depois de encerrada a cerimônia, os parentes das vítimas poderão, pela primeira vez, visitar o Memorial do 11 de Setembro, construído no Marco Zero, que será aberto ao público a partir desta segunda-feira (12).