Defesa de Valério diz que considerações finais não pedem a inclusão de novos réus no processo do mensalão

09/09/2011 - 20h00

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O advogado Marcelo Leonardo, que representa o publicitário Marcos Valério no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (9), por meio de nota, que as alegações finais de seu cliente foram interpretadas de forma equivocada pela imprensa.

De acordo com o advogado, o único objetivo foi fazer uma crítica à dimensão exagerada dada ao seu cliente no caso e mostrar que, caso o mensalão fosse verdadeiro, outras pessoas teriam sido incluídas na ação penal.

"A defesa não fez nenhum pedido para incluir qualquer pessoa entre os acusados do processo. Quem diz o contrário [que a defesa quer incluir esta ou aquela pessoa na ação penal] é porque não leu a petição”.

O advogado ainda declara que seria ilógico querer que outras pessoas fossem responsabilizadas pelo que não ocorreu. “A defesa nega veementemente as acusações, inclusive e especialmente a existência do suposto mensalão, formulando, quanto mérito das acusações, pedidos de absolvição de Marcos Valério”.

Nas alegações finais do processo, encaminhadas na terça-feira (6) ao STF, a defesa tenta livrar o publicitário das acusações de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção ativa, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Apesar de negar a existência do mensalão, a defesa de Marcos Valério declara nas considerações finais que o Ministério Público deveria ter atribuído ao PT, e não ao empresário, a responsabilidade de intermediar o esquema.

 

Edição: Aécio Amado