Morro da Mangueira recebe nos próximos dias a sua Unidade de Polícia Pacificadora

08/09/2011 - 20h44

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Morro da Mangueira será a próxima comunidade popular da capital fluminense a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Ela será instalada dentro de alguns dias, disse hoje (8) o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que se reuniu com os comandantes das 17 UPPs existentes.

O encontro foi para fazer um balanço do trabalho feito pelas unidades, experiência que começou com a ocupação do Morro Dona Marta, em Botafogo. Beltrame disse ainda que até 2014, ano da Copa do Mundo, a cidade do Rio de Janeiro terá 40 UPPs.

Já os complexos de favelas do Alemão e da Penha, atualmente ocupados por soldados da Força de Pacificação, terão até março de 2012 as suas UPPs, declarou hoje o governador Sérgio Cabral. As duas regiões foram pacificadas em novembro de 2010 com tropas do Exército, mas vêm enfrentando reações dos traficantes nos últimos dias.

A permanência dos soldados do Exército nas duas comunidades está prevista até junho de 2012, com efetivo que chegará a 2.200 homens, para garantir a paz à população. As informações foram divulgadas em nota pelo governo do estado.

 

Edição: Aécio Amado