Porta-voz de Khadafi diz que ele está na Líbia e lutará até a vitória ou a morte

06/09/2011 - 9h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O porta-voz do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, Musa Ibrahim, informou hoje (6) que o líder está no país, “bem-disposto e com muito boa saúde”. As informações foram dadas durante entrevista à emissora de televisão síria Al Rai. O porta-voz de Khadafi reiterou a promessa de “luta até a morte ou a vitória”. “Lutamos e resistimos pela Líbia e por todos os árabes”, disse.

“[Khadafi] está na Líbia em uma zona inalcançável para os grupos revoltosos, bem-disposto e goza de muito boa saúde", disse Ibrahim, acrescentando que Saif Al Islam, filho de Khadafi, também está na Líbia e "anda de um lado para o outro". Islam era apontado como o sucessor político de Khadafi.

Segundo Ibrahim, Kadhafi  “planeja e organiza sua defesa”. O porta-voz acrescentou que as forças de segurança do presidente  “ainda são poderosas” e que os filhos de Khadafi “assumem o seu papel na defesa e no sacrifício pelo país”. Mas não forneceu detalhes.

Paralelamente, há informações que mais de 200 veículos blindados líbios das forças leais a Khadafi chegaram ontem (5) à noite a Agadez, no Norte do Níger. Os carros estavam escoltados por militares do país. Há suspeitas que os carros pertençam a Khadafi.

Anteontem (4) vários colaboradores de Khadafi desertaram e pediram apoio ao governo de Niger. Antes, a mulher do líder e três filhos passaram pela fronteira da Líbia e seguiram para a Argélia. A filha de Khadafi Aisha deu à luz o quarto filho.

*Com informações da agência pública de informações de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto