Mais de 67 mil pessoas já tiveram dengue este ano na cidade do Rio de Janeiro

05/09/2011 - 21h17

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A capital fluminense já registrou este ano 67.535 casos de dengue, com 43 mortes. De acordo com nota divulgada hoje (5) pela prefeitura carioca, abril, com 24 mil casos, foi o mês com maior número de pessoas que contraíram a doença. Desde maio o número vem diminuindo.

Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes, preventivamente, decretou estado de alerta contra a doença no município e iniciou um plano de combate à dengue para o verão de 2012, a fim de evitar uma epidemia de no município.

O plano consiste em ações para combater os focos do mosquito transmissor da doença, com 3.605 agentes visitando residências onde existam locais de proliferação do Aedes aegypti. Também serão usados 40 carros fumacê que percorrerão as ruas e locais de difícil acesso. Além disso, cerca de 4 mil profissionais da saúde estão sendo treinados para diagnosticar pessoas contaminadas e 30 centros de hidratação receberão os doentes.

Imóveis abandonados poderão ser vistoriados depois de 24 horas de notificação ao proprietário. Caso não permita a visita, ele poderá receber um auto de infração sanitária, por desobediência. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) fará a limpeza de terrenos vazios. Piscinas e caixas d’água sem proteção e limpeza poderão ser considerados casos de reincidência, e os proprietários multados.

 

Edição: Aécio Amado