Rebeldes líbios asseguram que Trípoli está livre das forças de Khadafi

02/09/2011 - 18h14

Da Agência Telam

Brasília – O Conselho Nacional de Transição (CNT) garantiu hoje (2) que a capital da Líbia, Trípoli, “já está livre” e convidou os rebeldes de outras províncias a voltar para as cidades de origem, com o objetivo de protegê-las dos combatentes leiais ao ex-presidente Muammar Khadafi.

“Cada combatente deve deixar a capital e regressar a sua cidade natal”, disse Ahmed Darrat, responsável pelos assuntos internos do conselho. Ele acrescentou que o presidente da organização, Mustafa Abdul Jalil, “fez o pedido porque Trípoli está livre”, segundo informações da agência de notícias Ansa.

O conselho deu prazo de uma semana para que as tropas leais a Muammar Khadafi se rendam. Porém, o líder líbio respondeu “que a resistência está crescendo em Trípoli, que será liberada centímetro a centímetro”.

“A bandeira verde [do antigo regime] está em todas as partes, das fronteiras com a Argélia, o Níger e o Chade, até a costa mediterrânea”, disse Muammar Kadafi, em uma mensagem transmitida ontem (1º) pela televisão síria Arrai.