Ministério Público quer agilidade na indenização de vítimas do bonde de Santa Teresa

02/09/2011 - 21h09

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Ministério Público (MP) quer a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o governo do estado para garantir agilidade no pagamento das indenizações às vítimas do acidente com o bonde de Santa Teresa e às famílias das vítimas. Um das composições descarrilou no último sábado (27), deixando cinco pessoas mortas e 57 feridas.

Hoje (2), houve uma reunião na sede do MP e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que havia sido convidado a participar, não compareceu. A ausência frustrou o promotor Carlos Andresano, que está cuidando do caso. “Nós demos oportunidade para as pessoas falarem e apresentarem as suas razões e os seus motivos, explicarem o ocorrido, inclusive o secretário de Transportes, que infelizmente não compareceu”, lamentou Andressano.

O objetivo do promotor é acelerar o processo, para evitar que as indenizações se arrastem por anos na Justiça. “É o mínimo que se pode fazer para minorar esse drama, para que as pessoas sejam ressarcidas de forma adequada. Para evitar que a pessoa tenha que sofrer, pela segunda vez, mais um desgaste. Além do trauma psicológico e da dor, ainda vão ter que passar por todo um processo judicial.”

A Secretaria de Transportes foi procurada, mas não enviou resposta sobre o motivo da ausência do secretário na reunião, promovida pelo MP.

Edição: Lana Cristina