México mantém alerta amarelo por causa do Vulcão Popocatepetl

02/09/2011 - 9h21

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O alerta amarelo das autoridades do México se mantém acionado por causa do Vulcão Popocatepetl, localizado ao sul da capital do país – a Cidade do México. A ordem é para que as pessoas evitem a área de 12 quilômetros em volta do vulcão. Gás, vapor e cinzas são expelidos pela cratera, segundo especialistas.

O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) do México informou que o vulcão está sendo monitorado e não há alterações significativas. Porém, ontem (1º) houve, por cinco minutos, movimentação no vulcão. Desde o último dia 30, as cinzas foram percebidas.

Autoridades da área de proteção civil recomendam que aqueles que necessitam passar pelas áreas próximas ao vulcão recorreram às orientações prévias. A cautela serve para quem deve passar pelas regiões de Santiago, San Pedro Nexapa Xalitzintla e Paso de Cortes.

A última vez que o Vulcão  Popocatepetl lançou cinzas foi há dez anos, alcançando as regiões de  Santiago Xalitzintla e Puebla. Na ocasião, não foram registrados danos nem prejuízos mais graves, segundo a Secretaria de Governo do México.

Edição: Graça Adjuto