Rio: protestos de moradores marcam os 115 anos do bonde de Santa Terresa

01/09/2011 - 15h52

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro – Menos de uma semana depois do acidente que matou cinco pessoas e feriu 57, protestos marcaram o dia em que o bonde de Santa Teresa completa 115 anos. Parentes de Nelson Correa, condutor do bondinho que morreu no acidente, e moradores do bairro se reuniram pela manhã na Estação da Carioca. Vestidos de preto e segurando faixas e cartazes, eles gritavam palavras de ordem, exigindo a exoneração do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e a participação dos moradores no processo de intervenção no sistema de bondes, determinada pelo governador Sérgio Cabral no início da semana.

A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Elzbieta Mitkiewicz, disse que a comunidade deseja acompanhar a intervenção feita pelo presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre. "Os moradores querem participar desta intervenção, nós queremos transparência”, destacou ela.

Rogério Onofre iniciou ontem (31) o trabalho de levantamento das condições do sistema de bondes que atende Santa Teresa. O secretário se surpreendeu negativamente com o panorama encontrado na garagem das composições e nas vias férreas do bairro.

No protesto de hoje (1º), os moradores percorreram ruas do centro da cidade e encerraram a manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Eles fizeram questão de ressaltar que o condutor do bondinho não foi o culpado pelo acidente, mas teve o papel de um herói.

Dezesseis dos 57 feridos no acidente do último sábado (27) permanecem internados. O caso mais grave é o de um menino de 3 anos, internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Pediátrico do Hospital Souza Aguiar.

Edição: Juliana Andrade