Gilberto Carvalho reage a avaliações de que redução da taxa de juros seria prematura

01/09/2011 - 16h02

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse hoje (1º) que considera “estranha” a avaliação de especialistas de que a redução da taxa de juros seria prematura. Segundo o ministro, quando a taxa aumenta, as críticas não são as mesmas.

Ontem (31) o Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros da economia (Selic) de 12,5% para 12% ao ano.

“Todas as vezes que o Banco Central elevou a taxa de juros, não se falou em interferência do Palácio do Planalto. É uma subestima ao trabalho do BC nos últimos anos”, disse Gilberto Carvalho. “Não há essa crítica quando o aumento da taxa de juros interessa a alguns setores da sociedade. Seguiremos agindo com responsabilidade”, acrescentou.

A reunião de ontem do Copom foi a sexta deste ano. Nas cinco reuniões anteriores, a correção da taxa Selic foi sempre revista para cima, no total de 1,75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 10,75%, no final de 2010, para 12,5%, percentual que vigorou até ontem, sob a justificativa da autoridade monetária de que a economia estava aquecida e era necessário conter as pressões inflacionárias.

Edição: Nádia Franco