Umidade relativa do ar chega a 23% em São Paulo e Defesa Civil decreta estado de atenção

30/08/2011 - 14h41

Da Agência Brasil

São Paulo - Pelo segundo dia consecutivo, a Defesa Civil de São Paulo decretou estado de atenção na capital por causa da baixa umidade do ar. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no final da manhã de hoje (30), por volta do meio-dia, a umidade relativa chegou a 23%.

Outras regiões do estado também sofrem com a baixa umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 17 das 30 estações medidores no estado, os índices ficaram abaixo dos 30%. As piores situações foram registradas nas cidades de Votuporanga e Ibitinga, com 21%, e Franca 25%.

A Defesa Civil informa que nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, ocasionando um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, o que propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Como medida preventiva, a Defesa Civil orienta a população a evitar exercícios físicos entre as 11h e as 15h; a umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água; e a permanecer em locais protegidos do sol, além de consumir bastante água.

Edição: Juliana Andrade