Sede do Iphan é inaugurada com exposição Barcos do Brasil

30/08/2011 - 23h30

Da Agência Brasil

Brasília - A exposição Barcos do Brasil marcou hoje (30) a inauguração da Sala Mário de Andrade na nova Sede nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Brasília.

Foram apresentadas 89 réplicas de embarcações tradicionais que fazem parte do projeto Barcos do Brasil lançados em 2008 pelo Iphan, e também foi apresentado ao público um pouco da história do patrimônio naval brasileiro e o trabalho do modelismo naval no Brasil.

A mostra faz parte da coleção Alves Câmara do Século 21, tombada pelo Iphan em 2010 como patrimônio nacional, e é considerado um dos acervos de barcos tradicionais mais importantes do mundo.

“Todo esse processo de reconhecimento e registro do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil é muito sério, aliás como tudo que o Iphan realiza, a exemplo deste espaço e da Biblioteca Aloísio Magalhães que estão sendo inaugurados hoje”, disse a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

O espaço passa a integrar o circuito cultural da capital do país e será palco de mostras que irão retratar o patrimônio brasileiro.

“O nome dado ao local foi uma homenagem ao escritor Mário de Andrade, que teve participação significativa e decisiva na criação e estruturação do Iphan e este local foi estruturado para proporcionar a interação da comunidade com o espaço cultural”, disse o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

Um dos idealizadores do projeto, o arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho, falou sobre o projeto. “Estou muito feliz com a idealização deste projeto, que é um dos acervos mais importantes do mundo e principalmente por abrir a exposição na inauguração deste espaço”.

A exposição está aberta ao público no período de 31 de agosto a 18 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h na nova sede do Iphan, localizado no Edifício Lúcio Costa na Asa Sul da capital federal.

 

Edição: Rivadavia Severo