Nigéria recorre ao FBI para investigar ataque contra prédio da ONU

29/08/2011 - 7h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O comando da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que o governo da Nigéria pediu ao FBI - a polícia federal norte-americana – que investigue o ataque suicida contra o prédio da entidade na capital do país, Abuja. O grupo militante islâmico Boko Haram assumiu a autoria do crime, que matou mais de 20 pessoas e feriu dezenas.

A investigação pretende determinar como o homem-bomba conseguiu seguir até o prédio sem ser parado. A Nigéria não era considerada pela ONU um país de alto risco.

O atentado ocorreu por volta das 11h (7h em Brasília) de sexta-feira (26). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, determinou que dois de seus assessores diretos Asha-Rose Migiro e Gregory Starr acompanhem as investigações.

O governo brasileiro repudiou o atentado à bomba. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores condenou o ato e prestou solidariedade às vítimas e seus parentes.  “O governo brasileiro expressa seu profundo pesar e solidariedade ao secretariado da ONU, aos funcionários da organização na Nigéria e a seus familiares, reitera repúdio a todas as formas de violência praticadas sob qualquer pretexto”, informa o texto.

O edifício da ONU fica na mesma área de várias embaixadas, inclusive a dos Estados Unidos. Com a explosão, o térreo foi destruído. Não há um número preciso sobre os feridos. A polícia isolou o local e iniciou as investigações.

*Com informações da BBC Brasil.//Edição: Graça Adjuto