MP instaura inquérito para apurar responsabilidades na tragédia do bonde de Santa Teresa

29/08/2011 - 22h44

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Ministério Público (MP) instaurou hoje (29) inquérito civil para apurar as responsabilidades no acidente do bonde de Santa Teresa, que deixou cinco pessoas mortas e 57 feridas, no último sábado (27). A medida foi tomada pelo promotor de Justiça Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Defesa do Consumidor.

“Nós vamos iniciar um processo de investigação para apurar responsabilidade de quem está operando o serviço de transporte do bonde. O que mais chamou atenção do MP é que foi noticiado não só este acidente, como outros na sequência. Sempre relatando problemas de freio e de conservação. Tudo parece indicar que está havendo uma falha.”

Andresano disse ainda que já existe ação do MP, iniciada ainda em 2008, pedindo a recuperação e reforma dos bondes de Santa Teresa. Segundo ele, o governo do estado perdeu a ação, mas teria entrado com recursos, protelando a decisão judicial.

“Já foi dado ganho de causa ao Ministério Público, mas se encontra pendente de recurso. Se for uma falha sistêmica, temos que buscar que se arquem com as responsabilidades, de modo a prestar um serviço adequado à população. Se ficar demonstrado que está havendo uma falta de conservação, o mínimo que se pode esperar é que se coloquem em circulação bondes em condições, para que mais tragédias não aconteçam.”

 

Edição: Aécio Amado