Crea marca reunião com donos de parques de diversão no Rio para discutir medidas de segurança

26/08/2011 - 15h59

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) organizará uma reunião com donos de parques de diversão no estado na próxima sexta-feira (2), na capital fluminense, para orientar sobre normas de segurança e discutir uma estratégia de fiscalização.

A medida foi anunciada hoje (26), durante vistoria em parques na Baixada Fluminense, 12 dias depois que duas pessoas morreram em um acidente no Glória Center, em Vargem Grande, na zona oeste. Para a reunião, também serão convidados representantes de órgãos municipais e do Corpo de Bombeiros.

O Crea quer alertar as unidades que funcionam sem alvará e lembrar a importância de avaliações periódicas feitas por engenheiros mecânicos. "Vamos conversar com todos [os donos de parques], os legais e os ilegais. Queremos que esses lugares sejam seguros", disse o presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes do Crea, Luiz Antônio Cosenza.

Durante a vistoria na Baixada Fluminense, foram encontradas irregularidades em quase todos os parques. Entre elas, cintos de segurança inadequados, fiação exposta, rachaduras e ferrugem, além de falhas em travas. O órgão recomendou mudanças e sugeriu que brinquedos fossem interditados.

Em um dos parques, o Barilândia, em Duque de Caxias, o Crea encontrou indícios de problemas mais graves e prometeu voltar para uma vistoria mais detalhada, na próxima semana. Os engenheiros dessa unidade também serão convocados para a reunião de sexta-feira.

No primeiro parque vistoriado, o Play Kid, em Nova Iguaçu, a gerente Kátia de Oliveira informou que providenciar rapidamente o reparo das irregularidades encontradas. Segundo a administradora, com a troca do engenheiro responsável, o parque passará mais frequentemente por avaliações.

O antigo engenheiro do Play Kid era o mesmo responsável pelo parque onde ocorreu o acidente em Vargem Grande. Luiz Soares Santiago é acusado de fazer laudos para mais de mil parques no estado sem avaliar o estado dos brinquedos. Ele teve o registro cassado pelo Crea ontem (25).

Edição: Juliana Andrade