Líder do PR assina requerimento para criação da CPI da Corrupção

23/08/2011 - 20h16

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os líderes dos partidos de oposição conseguiram na tarde de hoje (23) a assinatura do líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), no requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Corrupção (CPMI). Com a adesão de Portela já são 120 assinaturas na Câmara e 20 no Senado. Para criar a CPMI, são necessárias 171 assinaturas, na Câmara, e 27, no Senado.

“Eu tenho que assinar o pedido de criação da CPMI, a partir do momento que estou dizendo que a apuração das denúncias tem que ser feita. Se eu não assinar, estaria sendo incoerente com o meu discurso. Eu tenho que dar resposta à minha base que quer investigação”, disse.

Portela declarou ainda que a sua assinatura não significa orientação ao PR para assinar o requerimento para a CPMI. Ele informou que estava apoiando o requerimento como um deputado que apoia a presidenta Dilma Rousseff, “que é séria e tem todo o nosso apoio”. “Estou assinando a CPMI que veio da oposição, mas não sou oposição”. O líder disse ainda que a bancada do PR está liberada para assinar o requerimento. Até agora, 16 parlamentares do partido assinaram o documento.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), que colheu a assinatura de Portela, disse que ele é o primeiro líder da base governista a assinar o pedido de criação da CPMI. Nogueira declarou que espera agora o apoio de outros líderes de partidos da base. Segundo ele, no requerimento há assinaturas de deputados da oposição e de partidos governistas. “Esta CPMI não é da oposição, ela é da sociedade brasileira”.

 

Edição: Aécio Amado