Dilma e novo ministro da Agricultura se reúnem com presidenta da CNA

23/08/2011 - 21h19

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A agropecuária e a questão agrária dominaram hoje (23) a agenda do Palácio do Planalto. Poucas horas depois de dar posse ao novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a presidenta Dilma Rousseff recebeu a presidenta da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Mendes Ribeiro participou da audiência.

O Palácio do Planalto também recebeu hoje representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina, que ocuparam, ao amanhecer, o saguão do Ministério da Fazenda.

Eles foram recebidas pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Também participaram da reunião o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda.

A principal reivindicação do MST e da Via Campesina é a renegociação das dívidas dos assentamentos e pequenos agricultores. Hoje, segundo o MST, elas chegam a R$ 30 bilhões. As duas entidades também pedem o assentamento de cerca de 60 mil famílias que vivem acampadas no país atualmente.

Edição: João Carlos Rodrigues