Contratos dos líbios com empresas brasileiras serão honrados, diz Patriota

23/08/2011 - 17h03

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo brasileiro obteve garantias do Conselho Nacional de Transição (CNT), controlado pela oposição na Líbia, de que, quando assumir a gestão temporária no país, serão mantidos os contratos com as empresas nacionais que atuam na região. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, os “rebeldes” disseram que vão “honrar”os acordos firmados durante o regime do presidente Muammar Khadafi.

“Os contratos serão honrados. Não temos por que duvidar”, disse Patriota, ao lembrar que o embaixador do Brasil no Egito, Cesário Melantonio Neto, é o canal de articulação entre o governo brasileiro e os integrantes da oposição na Líbia. “Temos mantido contato [permanente] com o conselho”, acrescentou.

De acordo com Patriota, os interlocutores da oposição líbia disseram ter “muito apreço” pelo Brasil. Para o  chanceler, a mensagem  transmitida pela oposição ao Brasil é “positiva”. O recado foi enviado ao governo brasileiro após conversas mantidas entre os líderes da oposição e o o embaixador Melantonio Neto.

Dirigentes das empresas brasileiras que mantêm operações com a Líbia aguardam o desfecho da crise política no país e as perpectivas de normalização para redefinir sua atuação na região. As empreiteiras Odebrecht e Queiroz Galvão e a estatal Petrobras informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que acompanham a situação no país para definir ações futuras.

Vários projetos aguardam a definição da situação na Líbia. A Odebrecht, responsável pela construção de um aeroporto internacional na Líbia e do anel viário na capital, Trípoli, suspendeu as atividades em  fevereiro, quando eclodiram as manifestações contrárias ao governo Khadafi.

No mesmo período, a Queiroz Galvão, que tem projetos na área de saneamento, suspendeu as atividades e retirou seus funcionários do país. Na ocasião, o Itamaraty acompanhou a retirada dos brasileiros e informou que daria assistência às famílias para evitar dificuldades. 

Edição: Nádia Franco