Conselho de Enfermagem do RJ investiga suspeita de corrupção

22/08/2011 - 17h49

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) abrirá sindicância, esta semana, para investigar denúncias de infrações éticas e disciplinares cometidas por técnicos de enfermagem que trabalham em ambulâncias. Caso as irregularidades sejam comprovadas, os acusados serão punidos, podendo até perder o registro profissional.

Segundo as denúncias, esses profissionais de saúde recebiam propina de hospitais, para beneficiar as unidades no encaminhamento dos pacientes a internações.

O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, disse que a denuncia de participação de algum profissional de enfermagem nas máfias das internações será investigada pela sindicância.

O presidente do órgão denunciou ainda que as empresas de ambulância desrespeitam a legislação, por trabalharem sem a presença de um médico e de um enfermeiro no interior dos veículos. Segundo ele, as empresas empregam técnicos em enfermagem apenas de fachada, tendo em sua maioria profissionais de diversas categorias gerenciando a equipe de enfermagem. Em uma das empresas fiscalizadas, foram encontrados socorristas e motoristas trabalhando como chefes diretos dos técnicos de enfermagem.

Edição: João Carlos Rodrigues