Papa confirma Rio como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude

21/08/2011 - 12h46

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O papa Bento XVI confirmou, na manhã de hoje (21), em Madri, que o Rio de Janeiro será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes acompanharam a missa celebrada pelo papa, onde foi feito o anúncio.

De acordo com a página oficial do governo do estado na internet, o papa Bento XVI disse "estar muito feliz em anunciar a cidade do Rio como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013".

Será mais um grande evento que o Rio de Janeiro receberá nos próximos anos. Ainda em 2013, a cidade vai ser uma das sedes da Copa das Confederações, evento preparatório para a Copa do Mundo de 2014, que também será disputada no Rio. Em 2016 é a vez dos Jogos Olímpicos que, pela primeira vez, serão disputados em um país da América do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa de Cabral, o governador quer transformar a Jornada Mundial da Juventude em um encontro ecumênico. “Como o nosso Cristo Redentor, estaremos de braços abertos, esperando essa multidão de jovens de todo o mundo em busca de paz, harmonia e solidariedade”, disse Cabral.

Para o prefeito Eduardo Paes, o encontro da juventude com Bento XVI no Rio pode superar a Copa do Mundo em número de participantes. “É um evento de dimensões muito maiores do que se pode imaginar. Acredito que vamos ter na Jornada do Rio mais gente até do que se espera durante a Copa de 2014”, disse.

Edição: Vinicius Doria