Governo líbio promete resistir em Trípoli, mas pede negociação com rebeldes

21/08/2011 - 13h11

Da Agência Lusa

Brasília – O porta-voz do governo líbio, Musa Ibrahim, pediu hoje aos insurgentes que lutam pelo controle do poder no país para negociar mas, ao mesmo tempo, garantiu que há “milhares e milhares de soldados preparados para defender [a capital da Líbia] Tripoli” do avanço rebelde. Em uma entrevista coletiva divulgada pelo canal de televisão Al Jazeera, do Catar, Ibrahim acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de “causar o caos” com os bombardeios das cidades líbias.

O porta-voz disse ainda que os líderes norte-americano, Barack Obama, britânico, David Cameron, e francês, Nicolas Sarkozy, são os “responsáveis morais por qualquer morte desnecessária”.

Ibrahim lançou ainda um alerta à comunidade internacional para uma possível “vingança” dos rebeldes, muitos dos quais, segundo ele, sem um projeto político e que atuam pela “sede de vingança e de sangue”. Acusou ainda as forças rebeldes que tentam derrubar o líder líbio, Muammar Kadhafi, de promover execuções sumárias em localidades como Gharian, nos arredores de Trípoli.

“Os crimes mais comuns [dos rebeldes] são as execuções, o roubo, o incêndio de casas, a violação e a tortura”, cometidos "debaixo da responsabilidade do Ocidente e da Otan", acrescentou. “O mundo não pode dizer que não foi avisado”, reiterou, acrescentando que “Trípoli está bem protegida por milhares de soldados preparados para defender a cidade dos rebeldes, que não são nada sem a Otan”.