Rebeldes impõem derrotas a Khadafi e se encaminham para Trípoli

20/08/2011 - 12h50

Da BBC Brasil

Brasília – Os rebeldes que lutam contra o regime do coronel Muammar Khadafi na Líbia conquistaram cidades estratégicas e se fortaleceram em seu avanço rumo à capital do país, Trípoli. As forças anti-Khadafi capturaram a cidade de Zawiya, a oeste de Trípoli, e contam também ter assumido o controle de Brega, cidade portuária e importante centro estratégico que conta com uma grande refinaria de petróleo.

Khadafi e forças leais a seu regime mantêm o controle de Trípoli e dos arredores da cidade, que tem 2 milhões de habitantes. No entanto, os rebeldes fizeram conquistas significativas nas últimas três semanas e estão avançando em direção à capital pelo oeste, sul e leste do país.

A campanha de bombardeios contra alvos do regime líbio promovida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) impediu que o governo enviasse reforços a Zawiya, o que permitiu aos rebeldes controlar a cidade e obrigou combatentes pró-Khadafi a fugir.

Trata-se de uma das mais importantes conquistas dos rebeldes após meses de combates. A insurreição na cidade começou em março deste ano e Zawiya virou palco de violentos confrontos entre ativistas anti-Khadafi e tropas leais ao governo.

Ativistas contrários ao regime líbio também disseram ter conquistado a cidade de Brega, mas ainda não há relatos independentes sobre o assunto e a TV estatal ainda não se pronunciou sobre ele.

Caso Brega esteja de fato sob controle das forças anti-Khadafi, isso representaria um importante impulso para os rebeldes. Desde o início do conflito na Líbia, a cidade já alternou períodos em que esteve nas mãos de rebeldes e de tropas pró-governo.

Os combatentes anti-Khadafi divulgaram hoje (20) comunicado transmitido pela emissora de TV que controlam pedindo aos moradores de Trípoli que se preparem para a chegada deles. Os militantes informaram ainda que sofreram muitas perdas durante combates na cidade de Zlitan, no leste de Trípoli.

De acordo com os rebeldes, o ex-primeiro-ministro líbio Abdessalem Jalloud deixou a capital e se refugiou em áreas do país controladas pelas forças anti-Khadafi.