Debutantes de comunidade pacificada o Rio terão baile no Museu Histórico Nacional

20/08/2011 - 18h51

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As portas do Museu Histórico Nacional vão se abrir na noite deste sábado (20) para um evento diferente: 15 jovens receberão parentes, amigos e convidados no segundo Baile de Debutantes da Comunidade da Providência, uma das comunidades pacificadas no Rio de Janeiro.
  
Idealizado no ano passado pelo comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, capitão Glauco Schorcht, a festa é uma resposta à demanda de muitas moradoras da comunidade, que queriam a volta dos bailes funk. Símbolo da violência que imperava em várias comunidades do Rio, animados por músicas que faziam apologia ao tráfico de drogas e ao poder bélico dos traficantes, os bailes funk foram proibidos ou limitados na maioria das comunidades onde foram implantadas UPPs.

Diante da insistência, o capitão resolveu apresentar às meninas um ritmo que elas desconheciam: a valsa. “O baile de debutantes fez tanto sucesso no ano passado, que as pré-adolescentes, debutantes de 2011, se articularam com a UPP para realizar comemoração este ano”, diz nota do Palácio Guanabara sobre o assunto.
 
Segundo a nota, as meninas ensaiaram durante um mês com o coreógrafo Júlio Nascimento, que preparou as debutantes do ano passado para a valsa. Elas vão dançar com policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). São esperados para a festa o secretário de Estado de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e oficiais da Polícia Pacificadora.

Para garantir o sucesso do evento, os moradores do Morro da Providência tiveram a colaboração de entidades da sociedade civil, que os ajudaram com o bufê, o jantar, os refrigerantes, os vestidos das debutantes, penteados e disponibilizaram os garçons.

Edição: Nádia Franco