Novo ministro da Agricultura terá papel importante no diálogo entre o governo e o setor, diz presidenta da CNA

18/08/2011 - 16h56

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), é um conhecedor das expectativas do agronegócio e pode vir a ser um “importante interlocutor” do governo na estruturação de uma política agrícola mais moderna. A avaliação é da presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Segundo ela, Mendes Ribeira, que até ontem era líder do governo no Congresso, votou com os interesses do setor em vários momentos. “Até mesmo porque o seu estado tem uma força muito grande do agronegócio.”

Embora o novo ministro da Agricultura não seja um produtor rural, Kátia Abreu destacou que ele entende os problemas do setor, justamente por ser de um estado onde o setor agrícola tem grande importância.

De acordo com a senadora, um dos principais desafios de Mendes Ribeiro, em seu início de gestão, será o de fazer a ponte entre o Congresso e a presidenta Dilma Rousseff nas negociações do novo Código Florestal, em tramitação no Senado.

“Tenho certeza que ele tem ótima relação com a presidenta. Essa afinidade entre o ministro e a presidenta o fortalece e sua opinião pode prevalecer em várias circunstâncias”, assinalou Kátia Abreu Por isso, acrescentou, tenho certeza que essa proximidade vai ajudar nas negociações envolvendo o setor.

Quanto à nova política agrícola, ela disse que já há um acordo praticamente formatado com o Banco do Brasil, Ministério da Agricultura e Ministério da Fazenda. A proposta, completou, aguarda apenas uma decisão da presidenta. O grande empecilho para a sua implementação, ressaltou a senadora, é a aprovação do novo Código Florestal pelo Congresso.

Edição: João Carlos Rodrigues