Crianças de escolas públicas do DF aprendem sobre preservação no Dia Nacional do Campo Limpo

18/08/2011 - 15h26

Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 500 crianças de várias escolas públicas do Distrito Federal (DF) participam hoje (18) na cidade do Paranoá das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo. O objetivo é promover a conscientização ambiental por meio de atividades educativas para preservação dos recursos naturais, como a destinação correta de embalagens de agrotóxicos.

Segundo o engenheiro agrônomo e presidente da Associação das Empresas de Agrotóxicos de Brasília, Antônio Vasconcelos, o dia é especial pois leva a população a fazer uma reflexão, assim como estimula a participação em atividades voltadas à preservação do meio ambiente. "Queremos que a sociedade comece a cuidar do meio ambiente, e, começando com as crianças, podemos levar a conscientização e a importância do meio ambiente para a nossa vida", disse.

De acordo com ele, os estudantes conheceram de perto o funcionamento de uma unidade do Sistema Campo Limpo, que é gerenciado pela Associação das Empresas de Agronegócio (Aeagro). "As crianças aprenderam a plantar e cultivar plantas, assistiram a palestras educativas sobre como preservar o meio ambiente e participaram de teatro e jogos relacionados ao meio ambiente."

Para o estudante João Victor Soares, 8 anos, participar das atividades foi uma oportunidade de saber mais sobre os cuidados com a natureza. "Aprendi muito sobre o meio ambiente, e quero ensinar para o meu irmão e meus pais como preservar o meio ambiente. Hoje aprendi a plantar", contou.

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado no dia 18 de agosto com atividades promovidas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias em parceria com os fabricantes e comerciantes de agrotóxicos.

Edição: Juliana Andrade