Umidade do ar abaixo de 20% faz Defesa Civil decretar estado de alerta na cidade de São Paulo

16/08/2011 - 17h00

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Defesa Civil de São Paulo decretou na tarde de hoje (16) estado de alerta em todo o município. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar na cidade está abaixo de 20%, o que caracteriza o estado de alerta.

Por volta das 14h15, a umidade relativa do ar estava em torno de 18%. Na estação do Mirante de Santana, a umidade chegou a 16%, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura responsável pela previsão meteorológica.

Nos meses em que ocorrem poucas chuvas, informou a Defesa Civil, é comum que a umidade do ar fique reduzida, aumentando os níveis de dióxido de enxofre e de outros poluentes por causa das piores condições de dispersão. Isso pode provocar o surgimento ou o agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Segundo o órgão, por causa da baixa umidade, a população de São Paulo deve evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h e aglomerações em ambientes fechados. Também é importante umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas, usar soro fisiológico nos olhos e narinas e consumir muita água.

Edição: João Carlos Rodrigues