Segurança dos fóruns da região metropolitana do Rio será reforçada

16/08/2011 - 21h58

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os principais fóruns da região metropolitana do Rio de Janeiro terão a segurança reforçada, anunciou hoje (16) o juiz Fábio Uchôa, substituto da juíza Patrícia Acioli na 4ª Vara Criminal do município de São Gonçalo. Na quinta-feira passada, ela foi executada com 21 tiros, quando chegava em casa, em Niterói.

A exemplo do que já ocorre no Fórum Central, o público que for às principais unidades do Judiciário na região metropolitana do Rio será submetido a detectores de metal e as bolsas serão inspecionadas em esteiras equipadas com raio X. Também serão instaladas mais câmeras de segurança nos prédios.

A medida foi comunicada após reunião entre o juiz Uchôa e o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fernando Marcondes. Ela faz parte das ações de reforço da segurança no Judiciário fluminense. Ontem (15), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Manoel Alberto Rebelo dos Santos, anunciou a compra de seis carros blindados e o aluguel de mais cinco para juízes que estejam ameaçados.

O primeiro fórum a receber os equipamentos de segurança será o de São Gonçalo e depois os da Baixada Fluminense.

O CNJ, antecipou Marcondes, anunciará uma série de recomendações visando a aumentar a segurança dos juízes em todo o país. “O Poder Público deve dar segurança para que os juízes tenham tranquilidade. Um Judiciário forte não se faz com juízes covardes. O Judiciário requer pessoas que não se intimidem.”

Edição: João Carlos Rodrigues