Paraná vacina também contra o sarampo

13/08/2011 - 10h46

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O Paraná é um dos 18 estados brasileiros em que  crianças que forem hoje (13) receber as duas gotinhas contra a pólio (paralisia infantil) também serão vacinadas contra o sarampo. A meta é imunizar  contra o sarampo 95% das crianças com idade entre 1 ano e 6 anos completos, o equivalente a cerca de 880 mil crianças residentes no estado.  

Contra a paralisia infantil deverão ser vacinadas 729 mil crianças. A Secretaria de Saúde informa que a campanha de vacinação contra o sarampo será realizada de hoje a 16 de setembro em todos os municípios paranaenses.

O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 1 milhão de doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, apela aos pais e responsáveis  para que levem as crianças a um dos postos espalhados por todo o estado, com  a carteirinha de saúde para registrar a vacina. “Vacinar é, com certeza, o meio mais eficaz para prevenir tanto o sarampo quanto a poliomielite” , enfatiza o superintendente.

Em Curitiba, a  Secretaria Municipal da Saúde pretende  vacinar 148.839 crianças somente neste  sábado. Esse total corresponde a 95% de cobertura aceita pelo Ministério da Saúde para considerar eficiente a ação, cuja meta é aplicar 234.752 doses das duas vacinas. Elas estarão disponíveis em 210 unidades de saúde e postos volantes, das 8h às 17h.

Na primeira fase da campanha contra a poliomielite, o Paraná vacinou 95,2% das crianças menores de 5 anos e, com isso, tornou-se o primeiro estado a atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e o que apresentou o maior número de crianças imunizadas, num total de  694.783.

Edição: Graça Adjuto