Em apenas quatro dias, bombeiros registram 123 focos de incêndio em Brasília

12/08/2011 - 13h08

Da Agência Brasil

Brasília - O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF) registrou 123 focos de incêndios em Brasília entre segunda-feira (8) e ontem (11). Ao todo, mais de 330 hectares do Cerrado foram queimados. Apenas na terça-feira (9), houve 44 ocorrências. Na quarta-feira (10) – dia mais quente de 2011 na capital federal (31,2 graus Celsius) –foram registrados 36 focos de incêndio.

Na manhã de hoje (12), os bombeiros combateram um princípio de incêndio no Parque da Cidade, na área central de Brasília. Segundo o sargento Edson Moraes, do Corpo de Bombeiros do DF, tudo indica que o fogo foi provocado por moradores de rua que ficam na região. O lixo no local e a seca da época contribuíram para que o fogo se espalhasse.

De acordo com os bombeiros, esse tipo de incêndio é muito comum em Brasília nesta época do ano, auge da seca no Centro-Oeste. Não chove na capital desde o dia 11 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuva é só para o final de setembro.

A temperatura deve atingir 30 graus Celsius hoje e a umidade do ar pode chegar a 20%. Por causa da seca prolongada, a Defesa Civil mantém estado de atenção desde a última sexta-feira (5).

Edição: Juliana Andrade