Vice-governador do Rio elogia ação da polícia em abordagem a ônibus sequestrado

10/08/2011 - 17h02

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, elogiou hoje (10) a atuação da polícia na perseguição dos sequestradores de um ônibus, na noite de ontem (9), no centro do Rio. Pezão e o governador, Sérgio Cabral, participaram hoje do 2º Congresso Fluminense de Municípios, no Píer Mauá, no centro do Rio. Cabral não quis se pronunciar sobre o assunto com a imprensa.

Pezão chamou de evolução a abordagem dos policiais que atiraram no ônibus em movimento. “A maioria dos tiros foi nos pneus, na frente e atrás das rodas. Acho que a polícia fez um bom trabalho. Foi uma evolução, comparado ao que ocorreu na época do ônibus [da linha] 174”, comentou o vice-governador, ao lembrar do sequestro de um ônibus, em 2000, que culminou com a morte de uma passageira e do sequestrador, depois que um dos atiradores resolveu agir assim que o sequestrador saiu do ônibus fazendo a passageira de escudo, empunhando uma arma na cabeça dela.

Perguntado se a polícia errou ao fazer disparos em uma das vias mais movimentadas do Rio, a Avenida Presidente Vargas, Pezão rebateu a tese de erro e disse que pior teria sido se tivessem deixado os sequestradores fugirem. “O ônibus sairia, iria embora e ninguém pegava [depois, não fosse os tiros nos pneus]. Tem de atirar para parar o ônibus”.

Ao fazer os comentários, o vice-governador ainda não havia sido informado que todos os tiros que acertaram as seis vítimas no ônibus sequestrado vieram da polícia. Três estão internadas, uma em estado grave. Segundo Pezão, a Secretaria de Segurança Pública tem total autonomia para decidir como proceder nesses casos e vem adotando uma política acertada.

Edição: Lana Cristina