CNJ visita unidades da Fundação Casa em São Paulo

08/08/2011 - 14h18

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Sete equipes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciaram hoje (8), na cidade de São Paulo, as visitas às unidades de internação da Fundação Casa para acompanhar o trabalho socioeducativo aos menores em conflito com a lei. As visitas fazem parte do Programa Justiça ao Jovem, iniciado em junho do ano passado.

Até agora, o CNJ esteve em 20 estados. São Paulo é o último da lista de visitas. Na capital, na região metropolitana e no litoral, os trabalhos deverão demorar duas semanas. Depois, as equipes seguirão para o interior do estado. A previsão é encerrar as visitas em outubro.

A Fundação Casa está presente em 139 locais, onde são atendidos 7,7 mil adolescentes. Em 97 unidades, o atendimento é dado a internos; em 60 é realizado o sistema de internação provisória, em nove delas ocorre o atendimento inicial.

As equipes formadas por um juiz, dois servidores de cartório e dois profissionais da área de psicologia, assistência social ou pedagogia deverão percorrer diversas unidades.

Ao final das visitas, será feito um relatório sobre as condições encontradas nesses locais e, eventualmente, serão apresentadas propostas de medidas socioeducativas. A intenção, segundo o CNJ, é a de dar subsídios ao Judiciário e ao Executivo sobre a melhor conduta no atendimento aos jovens.

 

Edição: Lílian Beraldo