Cariocas participam de iniciativa para mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida

07/08/2011 - 16h26

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Fluminenses e turistas que passaram neste domingo (7) pela Praia do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, deixaram marcas de mãos - molhadas em tinta azul - na faixa de 30 metros onde estava escrito: Rio, eu amo, eu cuido. A iniciativa foi coordenada por um grupo de cariocas que, desde o ano passado, se reuniu para alertar a população sobre as mudanças de hábitos que podem fazer diferença na qualidade de vida da cidade.

“São pequenos gestos que mudam a cidade, como não jogar guimba de cigarro no chão, jogar papel no lixo, sair da praia e levar o seu lixo e o da outra pessoa que não levou. Se apropriar dos lugares públicos. Não é só a minha casa que importa, mas todos os lugares do Rio de Janeiro”, explicou Ana Lycia Gayoso, uma das fundadoras do movimento.

O grupo também destaca gestos que podem melhorar a vida na cidade, como a gentileza entre as pessoas, limpar as fezes do cachorro ao levá-lo para passear e manter livres os cruzamentos de ruas quando estiver dirigindo.

“O Rio é palco de grandes eventos. Agora vai receber a Copa do Mundo. Não adianta uma mudança de infraestrutura, não adianta ter os poderes público e privado mobilizados se o próprio carioca não quer mudar o seu comportamento e a sua atitude para o bem da cidade. Somos entusiastas, amamos o Rio e queremos mudar a atitude”, acrescentou Ana Lycia.

A causa ganhou a adesão de moradores de várias idades. A psiquiatra Isabela de Souza reuniu o marido, dois filhos e um casal de amigos para deixarem as marcas das mãos em grupo. “Muito legal essa iniciativa. Temos que apoiar mesmo e investir no Rio. Todo mundo deixou a marca, desde a pequenininha até os mais velhos. Todo mundo sujou a mão por uma boa causa”, comemorou a médica.

O advogado Alejandro Segura fez questão de acompanhar a filha de 2 anos. “É uma boa aula de cidadania. Ela adorou. Não conhecia a campanha e gostamos muito."

O economista Luiz Fernando Macêdo também elogiou a iniciativa, garantindo que faria ainda mais pela cidade. “A causa é boa, é maravilhosa e, se resolvesse, eu sujava o corpo inteiro. Faria qualquer negócio. O grupo está de parabéns."

A faixa foi pendurada na lateral de um hotel tradicional na orla do Leblon. Além da divulgação da campanha, o movimento Rio, eu amo, eu cuido promoveu o replantio de canteiros. O grupo vem se mobilizando quase todos os meses para conscientizar os moradores sobre melhores hábitos. Outra ação do é o mutirão de limpeza das praias, realizado sem cronograma fixo.

Atualmente, mais de 8,6 mil pessoas se associaram ao movimento por meio da rede social Facebook, que, segundo os organizadores, vem registrando um aumento de 10% de adesões semanalmente.

Edição: Andréa Quintiere