Sindicato dos artistas do Rio apresenta leitura dramatizada de texto baseado na vida de Cruz e Souza

05/08/2011 - 6h48
Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil  

Rio de Janeiro – A leitura dramatizada da peça O Emparedado, inspirada na vida do poeta Cruz e Souza (1861-1898), um dos expoentes do simbolismo, movimento literário do século 19, será apresentada hoje (5) e amanhã (6), com entrada franca, no Teatro Nelson Rodrigues, da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

A leitura tem a direção de Léa Garcia, uma das pioneiras do Teatro Experimental do Negro, fundado pelo jornalista Abdias Nascimento, que morreu em maio. Abdias concorreu em 1959 à Palma de Ouro, no Festival de Cannes, pelo filme Orfeu Negro.

A iniciativa de promover a leitura dramatizada de O Emparedado, texto de Tasso da Silveira, que faz parte do livro Dramas para Negros e Prólogos para Brancos, de Abdias, é do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), em convênio com a Caixa Econômica Federal. Um elenco de 12 jovens atores participa da leitura do drama, em que o alter ego de Cruz e Souza enlouquece, alucinado pela dor da perda de quatro filhos pela tuberculose e da rejeição por parte dos brancos.

De acordo com Léa Garcia, a peça não é uma biografia do poeta catarinense João de Cruz e Souza, filho de negros alforriados, “mas uma obra inspirada na vida dele, com personagens fictícios e reais”. Léa ressalta o caráter de homenagem, não só a Abdias e a Cruz de Souza, dessa leitura dramatizada. “Também é uma homenagem ao escritor Tasso da Silveira e à atriz Ruth de Souza, com fotos de atuações dela no foyer do teatro”.

Léa Garcia, que também é diretora do Sated-RJ, disse que o sindicato pretende dar continuidade a leituras dramatizadas de peças, uma oportunidade para jovens atores, diretores e o público em geral conhecer textos teatrais.

As sessões da leitura dramatizada de O Emparedado serão às 20h, hoje, e às 19h, amanhã (6). O Teatro Nelson Rodrigues fica Avenida República do Chile, no centro do Rio.  

Edição: Lana Cristina