Pimentel diz que desoneração da folha de pagamento será ampliada no próximo ano

05/08/2011 - 15h59

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A desoneração da folha de pagamento dos setores de calçados, confecções, móveis e software deverá atingir também outros segmentos a partir do próximo ano. A afirmação foi feita hoje (5) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A medida que beneficiará os quatro setores foi anunciada na última terça-feira (2) e fazem parte do Plano Brasil Maior.

“Nós vamos ampliar mais. No ano que vem, vamos começar a fazer estudos para isso. Essa é uma mudança fundamental para a economia brasileira: tirar tributo da folha, passar para outra base de tributação, que reduza o custo Brasil. Tenho certeza de que a indústria naval será um dos próximos setores que iremos estudar”, disse Pimentel, durante evento sobre conteúdo local na indústria naval, no Rio de Janeiro.

Pimentel disse que, neste primeiro momento, foram escolhidos apenas quatro setores por ser uma medida nova, o que exige cautela. O Plano Brasil Maior envolve medidas como o estímulo à inovação tecnológica, redução de custos para a exportação de produtos brasileiros, desonerações tributárias e incentivo à indústria por meio de um programa de compras governamentais.

Segundo Pimentel, os primeiros decretos complementares do Plano Brasil Maior deverão ser publicados até meados da próxima semana.

Edição: Lana Cristina